A perda da vergonha, longe de
significar uma libertação, surge como o estopim de uma paranoia
coletiva e individual, onde a ausência de balizas éticas deforma a percepção da
própria realidade física e social. “Quando a vergonha morre, tem-se medo até do
vento”, denota que a quebra da dignidade e do autorrespeito desaba as defesas
psicológicas do indivíduo. Sem o escudo da integridade, o sujeito torna-se
hipersensível a ameaças imaginárias. O vento, um elemento natural e inofensivo,
passa a ser vetor de terror. Esta distorção cognitiva demonstra que a
moralidade atua como uma âncora de sanidade; uma vez rompida, a mente flutua no
caos do pânico irracional, fragmentando a capacidade de discernimento elementar
do ser.
Quando afirmo que “'a
coragem corre pra longe, pois, não quer ver o pai zangado”, o eu lírico
personifica o medo como uma figura paterna severa e tirânica, da qual a coragem
– sua progênie – tenta desesperadamente escapar. O medo, portanto, assume o
papel de patriarca opressor da psique humana. Quando esse “pai” se enfurece,
toda a racionalidade e a valentia são banidas, abrindo espaço para a
manifestação do “endiabrado”, uma representação metafórica dos impulsos mais
vis e caóticos da humanidade. Dessa forma, o desmistifico a ideia de que a
coragem existe de forma isolada ou independente. Ela é intrinsecamente ligada à
existência do perigo e do temor. A coragem só se faz necessária porque o medo
existe, estabelecendo uma dialética interna no indivíduo.
No entanto, quando o equilíbrio se
rompe e o medo assume o controle absoluto, a dignidade é a primeira a ser
sacrificada no altar da autopreservação irracional, gerando comportamentos
degradantes e destrutivos para o tecido social. Ainda que manifeste aparente
contradição quando afirmo que “a coragem é filha do medo; que com boa razão o
vence sem medo, desvelo uma profunda sabedoria psicológica. A verdadeira
coragem não é a ausência de medo, mas sim o triunfo sobre ele por meio da razão
e da moralidade. Contudo, quando “o velho se solta” – isto é, quando o medo
primitivo e descontrolado se desvincula das rédeas da civilidade –, a coragem
cessa sua resistência, abandonando o indivíduo à mercê de suas fraquezas mais
profundas e primitivas.
Destaco o impacto prático dessa
abdicação no agir humano: “o medo imprime covardia no agir, mesmo fazendo
correto”, ao passo que denuncio contundentemente a hipocrisia e a inércia.
Mesmo quando o indivíduo sabe o que é o correto a se fazer, a influência rasteira
do medo corrói a sua determinação. O medo atua como um ácido que dissolve o
caráter, operando de maneira sutil e subterrânea, de modo que a coragem
desmorona antes mesmo que o sujeito se dê conta de sua própria submissão e
ruína moral.
Uso do folclore e do realismo
fantástico como sintomas dessa paranoia quando digo: “há que que diga ver
visagem, coqueiro se requebrando e peixe andando na rodagem”. Essas imagens
absurdas e puramente fantasmagóricas retratam o ápice do delírio provocado pelo
medo. A mente desestruturada projeta suas angústias no ambiente ao redor,
transformando o cotidiano do sertão ou da cidade em um cenário assombrado. O
coqueiro que se move e o peixe que caminha na estrada são alucinações de uma
consciência que perdeu os seus referenciais lógicos e a sua estabilidade
interna.
Utiliza da linguagem popular “eita
medo amaldiçoado!” para ancorar essa discussão filosófica na realidade cultural
e regional. O regionalismo não diminui o caráter universal do que expresso, ao
contrário, o enriquece demonstrando que as reações humanas diante da perda de
valores morais são idênticas, independentemente do cenário geográfico onde
ocorram. O medo amaldiçoado é aquele que retira do homem a sua capacidade de
pensar racionalmente, reduzindo-o a um estado de superstição crônica e
paralisante.
Por fim, apresento um julgamento
severo e definitivo sobre aqueles que permitem a morte da vergonha: “no fim, é
coisa de miolo frouxo, gente que não tem argumento”, pois, equiparo a ausência
de vergonha a uma fraqueza intelectual e moral crônica. O “miolo frouxo”
representa a falta de solidez mental, a incapacidade de sustentar posições
íntegras diante das pressões e dos 'arroxos' da vida. Sem vergonha e sem
sentimento, o indivíduo se desumaniza por completo.
A análise psicossociológica de Vincent
de Gaulejac (2006), retomada em estudo publicado na Fractal, é
direta: "A libertação radical do sentimento de vergonha é socialmente
perigosa, já que rompe um elemento constitutivo do laço social." A
vergonha obriga os indivíduos a serem vigilantes, a lutar contra todas as
formas de humilhação e degradação do outro. Sem ela, não há barreira interna
contra a crueldade. Ressalto, ancorado na filosofia, que, se perdêssemos o
sentido da vergonha, nossa própria humanidade estaria ameaçada – porque a
vergonha é o que nos impede de nos vermos como meros instrumentos de poder ou
prazer, sem conta a prestar nem a nós mesmos.
Quando resistimos a um regime
autoritário não o fazemos apenas por medo de represálias, mas, porque teríamos
vergonha de nós mesmos se cedêssemos. A vergonha moral é, nesse sentido, mais
resistente à coerção que o medo: pode-se ameaçar o corpo, mas é mais difícil
ameaçar a imagem que a pessoa faz de si mesma. Portanto, “Quando a Vergonha
Morre” é um manifesto em defesa da integridade e da firmeza de caráter. Um
alerta que a vergonha – entendida aqui como o respeito pelas leis morais e pela
própria dignidade – é o que nos protege do medo ensandecedor e da degradação.
Manter a vergonha viva é, neste influxo, um ato de resistência psicológica e
uma salvaguarda indispensável para a manutenção da nossa própria humanidade
perante as intempéries do mundo.
A vergonha moral é a última fronteira entre o ser humano e o ser que age sem conta. Não é um luxo psicológico, nem uma fraqueza a ser superada, mas a condição de possibilidade da ética – o que nos impede de nos tornarmos, nós mesmos, aquilo que condenamos. Mantê-la viva é um ato de resistência porque, num mundo que normaliza a crueldade, a indiferença e a autopromoção desimpedida, sentir vergonha de si mesmo diante da própria cumplicidade é o que impede que a degradação se complete.
Maranguape, Ceará, 04
de Outubro de 2026
Bruno Bezerra de
Macedo,
O Matuto do Carrasco.

Nenhum comentário:
Postar um comentário