domingo, 4 de outubro de 2026

QUANDO A VERGONHA MORRE, A HUMANIDADE ADOECE

 


A perda da vergonha, longe de significar uma libertação, surge como o estopim de uma paranoia coletiva e individual, onde a ausência de balizas éticas deforma a percepção da própria realidade física e social. “Quando a vergonha morre, tem-se medo até do vento”, denota que a quebra da dignidade e do autorrespeito desaba as defesas psicológicas do indivíduo. Sem o escudo da integridade, o sujeito torna-se hipersensível a ameaças imaginárias. O vento, um elemento natural e inofensivo, passa a ser vetor de terror. Esta distorção cognitiva demonstra que a moralidade atua como uma âncora de sanidade; uma vez rompida, a mente flutua no caos do pânico irracional, fragmentando a capacidade de discernimento elementar do ser.

 

Quando afirmo que “'a coragem corre pra longe, pois, não quer ver o pai zangado”, o eu lírico personifica o medo como uma figura paterna severa e tirânica, da qual a coragem – sua progênie – tenta desesperadamente escapar. O medo, portanto, assume o papel de patriarca opressor da psique humana. Quando esse “pai” se enfurece, toda a racionalidade e a valentia são banidas, abrindo espaço para a manifestação do “endiabrado”, uma representação metafórica dos impulsos mais vis e caóticos da humanidade. Dessa forma, o desmistifico a ideia de que a coragem existe de forma isolada ou independente. Ela é intrinsecamente ligada à existência do perigo e do temor. A coragem só se faz necessária porque o medo existe, estabelecendo uma dialética interna no indivíduo.

 

No entanto, quando o equilíbrio se rompe e o medo assume o controle absoluto, a dignidade é a primeira a ser sacrificada no altar da autopreservação irracional, gerando comportamentos degradantes e destrutivos para o tecido social. Ainda que manifeste aparente contradição quando afirmo que “a coragem é filha do medo; que com boa razão o vence sem medo, desvelo uma profunda sabedoria psicológica. A verdadeira coragem não é a ausência de medo, mas sim o triunfo sobre ele por meio da razão e da moralidade. Contudo, quando “o velho se solta” – isto é, quando o medo primitivo e descontrolado se desvincula das rédeas da civilidade –, a coragem cessa sua resistência, abandonando o indivíduo à mercê de suas fraquezas mais profundas e primitivas.

 

Destaco o impacto prático dessa abdicação no agir humano: “o medo imprime covardia no agir, mesmo fazendo correto”, ao passo que denuncio contundentemente a hipocrisia e a inércia. Mesmo quando o indivíduo sabe o que é o correto a se fazer, a influência rasteira do medo corrói a sua determinação. O medo atua como um ácido que dissolve o caráter, operando de maneira sutil e subterrânea, de modo que a coragem desmorona antes mesmo que o sujeito se dê conta de sua própria submissão e ruína moral.

 

Uso do folclore e do realismo fantástico como sintomas dessa paranoia quando digo: “há que que diga ver visagem, coqueiro se requebrando e peixe andando na rodagem”. Essas imagens absurdas e puramente fantasmagóricas retratam o ápice do delírio provocado pelo medo. A mente desestruturada projeta suas angústias no ambiente ao redor, transformando o cotidiano do sertão ou da cidade em um cenário assombrado. O coqueiro que se move e o peixe que caminha na estrada são alucinações de uma consciência que perdeu os seus referenciais lógicos e a sua estabilidade interna.

 

Utiliza da linguagem popular “eita medo amaldiçoado!” para ancorar essa discussão filosófica na realidade cultural e regional. O regionalismo não diminui o caráter universal do que expresso, ao contrário, o enriquece demonstrando que as reações humanas diante da perda de valores morais são idênticas, independentemente do cenário geográfico onde ocorram. O medo amaldiçoado é aquele que retira do homem a sua capacidade de pensar racionalmente, reduzindo-o a um estado de superstição crônica e paralisante.

 

Por fim, apresento um julgamento severo e definitivo sobre aqueles que permitem a morte da vergonha: “no fim, é coisa de miolo frouxo, gente que não tem argumento”, pois, equiparo a ausência de vergonha a uma fraqueza intelectual e moral crônica. O “miolo frouxo” representa a falta de solidez mental, a incapacidade de sustentar posições íntegras diante das pressões e dos 'arroxos' da vida. Sem vergonha e sem sentimento, o indivíduo se desumaniza por completo.

 

A análise psicossociológica de Vincent de Gaulejac (2006), retomada em estudo publicado na Fractal, é direta: "A libertação radical do sentimento de vergonha é socialmente perigosa, já que rompe um elemento constitutivo do laço social." A vergonha obriga os indivíduos a serem vigilantes, a lutar contra todas as formas de humilhação e degradação do outro. Sem ela, não há barreira interna contra a crueldade. Ressalto, ancorado na filosofia, que, se perdêssemos o sentido da vergonha, nossa própria humanidade estaria ameaçada – porque a vergonha é o que nos impede de nos vermos como meros instrumentos de poder ou prazer, sem conta a prestar nem a nós mesmos.  

 

Quando resistimos a um regime autoritário não o fazemos apenas por medo de represálias, mas, porque teríamos vergonha de nós mesmos se cedêssemos. A vergonha moral é, nesse sentido, mais resistente à coerção que o medo: pode-se ameaçar o corpo, mas é mais difícil ameaçar a imagem que a pessoa faz de si mesma. Portanto, “Quando a Vergonha Morre” é um manifesto em defesa da integridade e da firmeza de caráter. Um alerta que a vergonha – entendida aqui como o respeito pelas leis morais e pela própria dignidade – é o que nos protege do medo ensandecedor e da degradação. Manter a vergonha viva é, neste influxo, um ato de resistência psicológica e uma salvaguarda indispensável para a manutenção da nossa própria humanidade perante as intempéries do mundo.


 A vergonha moral é a última fronteira entre o ser humano e o ser que age sem conta. Não é um luxo psicológico, nem uma fraqueza a ser superada, mas a condição de possibilidade da ética – o que nos impede de nos tornarmos, nós mesmos, aquilo que condenamos. Mantê-la viva é um ato de resistência porque, num mundo que normaliza a crueldade, a indiferença e a autopromoção desimpedida, sentir vergonha de si mesmo diante da própria cumplicidade é o que impede que a degradação se complete.

 

Maranguape, Ceará, 04 de Outubro de 2026

 

Bruno Bezerra de Macedo,

O Matuto do Carrasco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÉTICA DA SEMEADURA

  Entre a espiga de trigo e a corrente d’água – manifestações descritas pelo termo Shibboleth – viceja o labor do semeador que escolhe a mel...