quarta-feira, 7 de outubro de 2026

BASTA: POR ISSO DESISTO!

 


Desistir é preciso quando a guerra está ganha, pois, é desperdício de força continua a guerrear por guerrear. Mas, também, é vital a desistência quando não mais jeito, como afirma o povo: se não há jeito, remediado está! Concernente a isto, desistir é o mais alto grau de responsabilidade em graciosa manifestação a bem dos melhores viver e convívio.

 

"O que não tem remédio, remediado está" é amplamente documentado na tradição lusófona e aparece inclusive em obras de Fernando Pessoa (no Arquivo Pessoa, classificado como "preceito prático necessariamente insensato"). O adágio manifesta a ideia de que, diante do inevitável, a resignação não é covardia, mas, lucidez – aceitar o que foge ao nosso controle.

 

"Uma vez começada a batalha, ainda que estejas ganhando, se continuares por muito tempo, desanimarás as tuas tropas", como afirma Sun Tzu; o que robustece a noção hodierna de que desistir é um ato de coragem, não de fraqueza, como discutem diversos ensaístas brasileiros, como Juan Arias. "É o mais alto grau de responsabilidade em graciosa manifestação".

 

A virtude não é apenas "fazer a coisa certa", mas fazê-la no momento certo, na medida certa, e cessá-la no momento certo, afirma Aristóteles. Continuar uma guerra já ganha é errar por excesso. Neste fito, a desistência não é o oposto da coragem: é o seu termo médio. Saber parar é saber o que está em jogo; não saber parar é, na verdade, jogar contra si mesmo.

 

O provérbio "o que não tem remédio, remediado está" traz uma lógica que a filosofia moderna costuma tratar com desdém: a ideia de que a aceitação é a remediação. Porém, é exatamente aí que o gesto se torna filosófico. Em Hegel, o espírito avança por negação que se conserva: é aufgehoben – simultaneamente anulado, preservado e elevado. 

 

Desistir, nesse sentido, não é apagar o que se fez; é transformar a luta em memória operante. A guerra perdida deixa de ser um fardo e passa a ser uma condição. O "remediado está" não é resignação passiva: é o momento em que o sujeito metaboliza a derrota e a converte em terreno para o próximo movimento no tabuleiro eterno jogo de xadrez: vida.

 

A desistência não é um ato feio, não é um recuo vergonhoso, muito um corromper dos sãos princípios ético-morais, longe disso, é um gesto de elegância, porque exige que o sujeito se coloque diante do real sem a proteção da ilusão de que "ainda dá". É uma “graciosa manifestação” de que a sobreposição do espírito sobre a matéria é a perfeição do melhor coexistir.

 

Em Levinas, a responsabilidade é, antes de tudo, responsabilidade pelo outro: o que eu faço com o meu esforço afeta aqueles que estão comigo acalorados pela luta in curso. Continuar a guerrear por guerrear é um ato de egoísmo temporal – eu consumo o tempo, a energia e a vida dos outros para sustentar o meu orgulho desmedido e desembestado.

 

Weber, em Política como vocação, desenvolve o mesmo pensamento: o político responsável não é o que luta até a morte, mas, o que sabe medir as consequências de cada ato sobre os que dependem dele. Desistir, aqui, é um ato de justiça – não me devo a mim mesmo o direito de arrastar os outros para uma guerra que já não tem sentido. Tão pouco lutar por nada!

 

O "basta" é o ponto exato em que o homem recupera a última liberdade - a escolha da atitude pessoal diante de um conjunto de circunstâncias. Não é o fim do sofrimento, nem a vitória sobre ele – é o instante em que, diante do imutável, se escolhe como responder. Viktor Frankl chama isso de coragem: a dignidade com que se enfrenta o que não se pode mudar.

 

A "graciosa manifestação" é, então, o denominação desse momento em que a força se converte em juízo: não mais a força de continuar, mas, a força de dizer basta. E, como em toda dialética, é nesse "basta" que se manifesta a integridade plena – inteira – não como vencedor, tão pouco como perdedor, mas, como discernimento pleno que estabelece a coragem de agir.

 

O "basta" – o limite, o ponto em que se diz "é o suficiente" – é o espaço onde a integridade se revela em sua totalidade, além da dicotomia vencedor/perdedor. Não se trata de triunfar, muito menos de ceder, mas, de um discernimento que, ao perceber o limite, não paralisa: ele estabelece a coragem de agir com responsabilidade sob a regência do respeito e da disciplina.

 

A coragem de persistir é a coragem de quem ainda tem algo a provar. A coragem de desistir é a coragem de quem já provou – e escolhe, mesmo assim, voltar a desejar a partir do que é, e não do que prometeu. Adam Phillips em Sobre Desistir (2024) afirma que “a desistência não é o oposto da ação” – envolve contemplar o próprio fim sem o escudo-ilusão do “ainda dá”.

 

Filosoficamente, ecoa uma postura que se aproxima do estoicismo (agir conforme o discernimento, não conforme o resultado) e, também, de certas tradições contemplativas, onde o "basta" é o momento de aceitação que libera a ação autêntica – diferente da inércia do perdedor e diferente da agressividade do vencedor. Envolve equilíbrio e serenidade.

 

O "basta" fez-se um código ético: a integridade plena não é a coerência de um princípio fixo (que seria, no fundo, a rigidez do vencedor), nem a adaptação fluida às circunstâncias (que seria a passividade do perdedor). É a capacidade de discernir, a cada momento, onde a ação cessa e onde recomeça – e de agir, nesse intervalo, com inteira responsabilidade e prontidão.

 

O "basta" não é o fim da ação. É o que permite que a ação seja ação – e não compulsão, nem fuga. A chave winnicottiana: dizer "não" ao excesso, ao prolongamento compulsivo, à onipotência de "sempre poder mais" – e, nesse "não", liberar a ação verdadeira, não a parasitaria. O limite não é punição – é o "não" que traz madureza e que cria a melhor autoimagem. 

 

Portanto, o "basta" que se manifesta na integridade plena é, então, o momento em que a pessoa não se dissocia – não mente a si mesma para continuar agindo além do limite (falso autoimagem winnicottiana), nem mente aos outros para evitar o conflito (passividade). Age de um ponto de alinhamento entre emoção, pensamento e ação onde a ordem reina contente.

 

Na prática, o "basta" pleno se apresenta como o que a psicologia chama de função psíquica preservada: a capacidade de tolerar a angústia do limite sem se desintegrar, sem reagir com agressão ou fuga, e sem se paralisar. O "basta" durkheimiano é a norma internalizada que modera o desejo: é o ponto em que não precisa mais do resultado para agir – o "basta" é a condição que garante a autenticidade da ação.

 

É o ponto em que em vez de se entregar à ilimitação (que é a anomia), reconhece o limite imposto pela vida em coletividade e, a partir dele, age. A consciência coletiva não é apenas um conjunto de crenças compartilhadas – é o mecanismo pelo qual a sociedade impõe fronteiras entre o desejável e o possível, entre a aspiração infinita e o limite social.

 

O "basta" é uma forma de capital simbólico: saber quando parar é, nos campos, uma distinção que separa o agente autêntico do que se deixa arrastar pela lógica do campo (o "vencedor" que nunca para) ou pelo esgotamento (o "perdedor" que para sem discernir). É um ato arendtiano por excelência: nada produz, nada satisfaz – ele desvela o agente.

 

O "basta" é, neste fito, um ato de natalidade: o vencedor continua o processo (mais, mais, mais); o perdedor se submete a ele. O que diz "basta" interrompe – e, ao interromper, inaugura, criar algo de novo. Por isso desisto e sigo os influxos do tempo e do espaço que eflorescem o novo, em fervorosa ascenção à luz, que além de fazer crescer a lavoura, alimenta o progresso dos homens e faz expandir todo o universo.

 

Uma jornada que não se deve retardar, muito menos recursar, pois, tal estagnação tem por recompensa ser “estátua de sal” no meio do caminho do “basta”. O "basta", portanto, é o momento em que o agente deixa de ser papel e se torna sujeito – não porque tenha vencido o jogo, mas, porque redefiniu as regras do jogo em que estava. O basta é um ato de regulação!

 

Maranguape, Ceará, 06 de Outubro de 2026

 

Bruno Bezerra de Macedo,

O Matuto do Carrasco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÉTICA DA SEMEADURA

  Entre a espiga de trigo e a corrente d’água – manifestações descritas pelo termo Shibboleth – viceja o labor do semeador que escolhe a mel...